Muita gente sofre de um mal que é capaz de afetar a qualidade de vida de uma maneira muito ruim: conviver com zumbidos frequentes no ouvido. Trata-se de um ruído muito incômodo, e que reconhecidamente por revistas médicas é considerado um dos sintomas mais comuns da humanidade.
Os sintomas do zumbido no ouvido vêm gradualmente e eventualmente desaparecem. Mas para outros o zumbido pode durar muitos anos e causar várias complicações, inclusive ansiedade ou depressão. Nisso, muita gente busca um tratamento para zumbido no ouvido eficaz.
O Dr. Lair Ribeiro sugere em um de seus hangouts que a causa pode ser a falta de Vitamina B12. Será que é o seu caso?
O que é a Vitamina B12
Facilmente encontrada em alimentos como peixes, carnes, ovos, queijo e leite, a cobalamina (Vitamina B12) é importante para estimular a produção de células do sangue, do DNA e para manter a saúde do sistema nervoso.
Sua deficiência no organismo está relacionada à fadiga, fraqueza, prisão de ventre, perda de apetite, formigamentos pelo corpo, feridas na boca e língua, e perda de memória. A vitamina B12 é considerada a vitamina de maior deficiência nutricional no mundo, ou seja, a maioria das pessoas possuem um nível baixo de B12.
A deficiência da vitamina B12 no organismo ocorre principalmente em pessoas que fazem uma dieta vegetariana sem nenhum consumo de leite de vaca e derivados, idosos e em casos de cirurgias gastrointestinais, doença de Crohn, doença celíaca e anemia perniciosa. Após o uso de antibióticos, metformina, remédios para gastrite e úlceras gástricas, como o famigerado Omeprazol, podem facilmente reduzir a absorção de Vitamina B12 no intestino, sendo necessário fazer o uso de suplementos.
A melhor forma do corpo absorver a Vitamina B12 como suplemento é através de comprimidos sublinguais. A dose diária em geral recomendada para adultos é de 2.000mcg. Consulte junto a um médico a necessidade de tomá-la e sua dose ideal.
Onde comprar Vitamina B12 importada
Opção de compra 1: eVitamins
Opção de compra 2: iHerb
Outras possibilidades de causas do zumbido no ouvido:
Histórico de distúrbios do ouvido ou infecções de ouvido;
Transtornos cardiovasculares que afetam o fluxo sanguíneo, as artérias e os nervos;
Dano no nervo;
Infecções respiratórias;
Uso de drogas ou consumo excessivo de álcool, que pode causar alterações neurológicas;
Ansiedade aguda, insônia ou depressão;
Exposição a grandes quantidades de “poluição sonora”;
Perda auditiva que está ligada ao envelhecimento (chamada presbiacusia).
Procure sempre a ajuda de um profissional da saúde para obter as orientações se você está de fato com deficiência de vitaminas e minerais.