“E se eu dissesse para vocês que amanhã vai ser lançada no mercado uma pílula milagrosa, pílula essa capaz de prevenir e tratar câncer, prevenir e tratar doenças auto-imunes, prevenir e tratar infecções, etc, que não tem nenhum efeito colateral importante? Você vai dizer… essa pílula é MILAGROSA! E eu vou dizer: essa pílula já existe, e ela foi dada para nós pela natureza, por Deus.”
São com essas palavras que começam um dos mais importantes vídeos do Dr. Lair Ribeiro. Ele conta que, em 1903, o dinamarquês Niels Ryberg Finsen ganhou o Prêmio Nobel de Medicina por mostrar algo até então desconhecido: o Sol é capaz de curar. Tuberculose, sífilis, psoríase… e desde então foram criados os solários, onde as pessoas ficavam internadas tomando banho de sol para se curarem.
Essa prática durou até 1928, quando a penicilina foi desenvolvida por Alexander Fleming, e que entrou no mercado de maneira mais popular especificamente em 1940. O Sol foi completamente abandonado como uma das possibilidades de cura, e a partir daí as pessoas foram submetidas apenas a remédios.
Nos anos 60, a situação do Sol ficou ainda pior: as grandes indústrias passaram a desenvolver os filtros solares, e hoje surgiu um termo chamado “heliofobia”, ou fobia do Sol: as pessoas começaram a ter medo do Sol, tamanha ênfase em propagandas que nós devíamos nos proteger dele todo o tempo, e à todo custo. Mesmo que nossos avós, que muitas vezes trabalharam no campo diariamente, sem filtro solar, e nunca tiveram problemas como câncer de pele…
Dr. Lair Ribeiro sugere que seja feito um uso inteligente do Sol (helioterapia), claro, não se deve ficar exposto ao Sol o dia inteiro e por muito tempo, pois isso trará queimaduras à pele.
E quais os benefícios de pegar Sol?
A exposição ao Sol faz o nosso corpo produzir a Vitamina D3, sendo ela a grande responsável pelos benefícios citados (a pílula milagrosa, do começa dessa matéria). A Vitamina D3 é capaz de baixar o colesterol, tratar hipertensão, prevenir melanoma (um dos tipos mais fatais de câncer de pele), etc.
Diversos estudos mostram que os países com menor incidência de SOL, ou seja, mais afastados da linha do Equador, mais doenças relacionadas à falta de Vitamina D3 existem. Mais pressão alta, mais colesterol alto, mais diabetes, mais gripes e até mesmo mais casos de depressão.
Dr. Lair Ribeiro cita inclusive o caso hipotético de um negro, nascido no Rio de Janeiro, que se muda para Montreal, no Canadá. Ele afirma que, após alguns anos, certamente essa pessoa terá problemas de saúde por esgotar suas reservas de Vitamina D se não suplementá-la com frequência.
Como produzir mais Vitamina D3
A produção de Vitamina D pelo nosso corpo dependerá de alguns fatores:
a) o lugar onde você mora – quanto mais exposto ao sol, melhor.
b) a estação do ano – no verão você produzirá muito mais do que no inverno.
c) a hora do dia que você costuma tomar sol – o melhor horário é justamente o contrário do que a maioria dos médicos e “especialistas” dizem. Tome sol próximo ao meio-dia (entre 10h e 14h), que é quando a incidência de raios UVB está maior na superfície. Para fins de diferenciação, os raios UVA são os que causam o fotoenvelhecimento, manchas, rugas. O UVB é o que estimula a produção de Vitamina D3 no nosso corpo, mas em excesso pode causar queimaduras de pele.
d) o tempo de exposição – menos de dez minutos por dia exposto ao sol (quanto menos roupa você estiver usando, melhor), em horário entre 10h e 14h, de duas a três vezes por semana, costuma ser suficiente para todos abastecerem suas reservas de Vitamina D3, de acordo com o Dr. Lair Ribeiro. O tempo deve variar de acordo com a cor da pele (quem é muito branco, deve ficar menos).
Onde comprar Vitamina D3
Se você trabalha o dia inteiro em um escritório, ou um lugar coberto, ou em cidades frias, e não tem a possibilidade de ser expor ao sol com frequência, será importante fazer uma suplementação de Vitamina D3. Os melhores produtos costumam ser os importados, de marcas como a Healthy Origins, Now Foods, Doctor’s Best. Clique nas fotos dos suplementos para abrir os sites os quais você pode comprar.
Opção 1 de compra de Vitamina D3: eVitamins
Opção 2 de compra de Vitamina D3: iHerb
A dosagem recomendada vai variar de acordo as necessidades de cada pessoa, por isso é importante consultar um profissional da saúde de sua confiança para fazer exames de sangue e acompanhar os seus níveis de Vitamina D3. É comum se tomar de 5.000 UI a 10.000 UI por dia.
Vídeo do Dr. Lair Ribeiro, que foi a base pra essa matéria:
Inscreva-se em nosso canal do YOUTUBE