O kefir é uma bebida formada a partir da fermentação do leite com leveduras e bactérias boas. Parecido com um iogurte, sua origem é da região do Cáucaso, no leste europeu, e é um eficiente probiótico para a saúde intestinal.
Esse alimento é rico em vitamina B12, cálcio, iodo, magnésio, vitamina K2, folato, biotina, enzimas e probióticos, com algumas variações devido ao leite do qual foi produzido. Há, também, o kefir feito de água.
Para que serve o Kefir
Os benefícios do kefir são inúmeros, mas vamos listar alguns muito importantes:
1) Tratar doenças inflamatórias do intestino
Suas altas doses de probióticos são capazes de refazer a flora intestinal com bactérias benéficas, principalmente lactobacillus e bifidobacterium, reduzindo também a inflamação intestinal.
2) Reduzir alergias e asma
Estudos demonstram benefícios no combate à processos inflamatórios e alérgicos
3) Combate a intolerância à lactose
A fermentação do kefir possui um índice muito baixo de lactose, e ainda é capaz de melhorar a digestão, em adultos, de produtos que contêm lactose.
4) Tratamento do câncer
Estudos em camundongos mostraram que o consumo regular do kefir foi capaz de frear o crescimento de tumores na mama. Ainda não há estudos conclusivos em humanos.
5) Fortalecimento do Sistema Imunológico
Um fato desconhecido da grande maioria das pessoas é que 75% do seu sistema imunológico está em seu sistema digestivo. Um intestino saudável é um corpo saudável. Trilhões de fungos e bactérias “do bem” trabalham para mantê-lo digerindo alimentos corretamente. Quando você tem alguma disfunção na microbiota intestinal (por exemplo, quando teve uma infecção e tomou antibióticos), você terá diversos problemas de saúde, enfraquecendo seu sistema imune. O kefir age na reposição e manutenção dessas bactérias boas.
6) O kefir emagrece
O kefir auxilia na saciedade, e dessa forma diminui a compulsão por alimentos. Além disso, o kefir “expulsa” as bactérias intestinais ligadas à obesidade (isso mesmo, existem bactérias que te engordam!).
Tipos de kefir
Conforme relatado anteriormente, existem dois tipos:
- kefir de leite – feito de leite de vaca, de ovelha ou de cabra, ou de leite de coco.
- kefir de água – feito com água açucarada ou água de coco, sem conter leite.
Todo kefir é feito a partir do grão de kefir, e devem ter açúcar naturalmente presente ou adicionado para que as bactérias se alimentem dele, cresçam e a fermentação ocorra. O açúcar é praticamente todo “ingerido” pela levedura, dessa forma você praticamente não o ingere.
Como fazer o kefir
Primeiro, você deve conseguir os “grãos de kefir”. Diversas cidades no Brasil tem grupos nas redes sociais de doação de kefir, consiga com essas pessoas.Quando os tiver, você vai adicionar uma colher de sopa de grãos a duas xícaras de leite, água ou água de coco (veja a forma correta com quem está lhe doando o kefir). No Youtube há diversos vídeos ensinando também. Deixe ficar em temperatura ambiente fermentando de 12 a 36 horas. Escorra o líquido com um pano de queijo e seu kefir está pronto.