Conheça 3 tratamentos naturais para esteatose hepática

Se preferir, assista a esse conteúdo em vídeo:

A esteatose hepática nada mais é do que o acúmulo de gordura em células do fígado, também chamada de Infiltração gordurosa do fígado ou então doença gordurosa do fígado.

A doença pode ser dividida em doença gordurosa alcoólica do fígado (quando há abuso de bebida alcoólica) ou doença gordurosa não alcoólica do fígado, quando não existe história de ingestão de álcool de maneira significativa.

Se não controlada, a esteatose mesmo sendo não alcoólica tem o potencial de evoluir para a cirrose hepática em alguns pacientes, sendo necessário monitorar através de exames para que seja avaliado o risco de progressão da doença.

De maneira geral, as pessoas com doença hepática gordurosa não têm sintomas. Algumas, entretanto, podem sentir desconforto abdominal, fadiga, perda de apetite, uma sensação geral de mal-estar e desconforto.

As causas de esteatose hepática

As causas mais comuns são:

  • O abuso de álcool
    Sobrepeso/Obesidade
    Hepatites virais
    Diabetes
    Alterações do colesterol e triglicérides
    Causas relacionadas à cirurgias para obesidade
    Drogas com base em corticóides

Tratamento para esteatose hepática

Felizmente a esteatose hepática é totalmente reversível, mas pode depender de vários fatores. É importante manter uma alimentação regrada, evitando comidas gorduras e açúcar, e também a prática de exercícios físicos. Além disso, seguem 3 tratamentos naturais para auxiliar no processo de combate à esteatose hepática.

 

1) Vinagre de maçã

vinagre maça

O vinagre de maçã é considerado um ótimo tratamento natural para esteatose hepática, ajudando na redução da gordura acumulada e promovendo perda de peso. Além disso, incentiva o funcionamento saudável e reduz a inflamação do fígado.

1. Adicione 1 colher de sopa de vinagre de maçã cru, não filtrado, para 1 copo de água morna;
2. Para melhorar o sabor, pode adicionar um pouquinho de mel;
3. Beba 2 vezes ao dia antes das refeições.

 

2) Erva dente-de-leão

A erva dente-de-leão ajuda a desintoxicar e metabolizar a gordura acumulada e promove a função hepática adequada. Obs.: a erva não é recomendada para diabéticos ou mulheres grávidas.

1. Adicione 1 colher de chá de raiz de dente de leão seco para 1 copo de água morna;
2. Cubra e deixe a infusão ocorrer de 5 a 10 minutos;
3. Coe e adicione um pouco de mel e ingira;
4. Tome 3 xícaras por dia, por até 6 semanas.

Você também pode adicionar folhas tenras de dente-de-leão fresco nas saladas, ou comer folhas de dente-de-leão cozidas como acompanhamento.

 

3) Limão

O limão contêm uma grande quantidade de vitamina C, que é um antioxidante que ajuda o fígado a produzir as enzimas chamadas glutationas. A glutationa pode ainda neutralizar toxinas, ajudando a desintoxicação do fígado. Um estudo de 2014 publicado na revista Clinical and Experimental Pharmacology and Physiology descobriu que o composto presente nos limões, chamado naringenina, mostrou-se capaz de ajudar a aliviar a inflamação do fígado.

  1. Esprema o suco de ½ limão em um copo de água. Beba 2 ou 3 vezes por dia durante várias semanas.
  2. Em alternativa, adicione 2 a 3 limões cortados em uma jarra com água. Beba esta água em intervalos regulares.

Atenção: antes de efetuar qualquer tratamento, natural ou não, sempre consulte um profissional da saúde. Esse blog tem caráter meramente informativo.

Esse blog tem caráter apenas informativo. Antes de utilizar qualquer suplemento ou iniciar qualquer tratamento, sempre consulte um profissional de saúde. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.
Tags: , , , , ,
Rolar para cima