O resveratrol, também conhecido como o fator-X, é um polifenol encontrado na casca da uva, vinhos, amendoim, mirtilo, cranberries e nas raízes e caule da fallopia japônica.
O resveratrol é produzido naturalmente por frutas e plantas com a finalidade de se proteger de ataques de fungos, bactérias e outros patógenos. Há diversos estudos da Harvard Medical School (Dr. David Sinclair), associando o resveratrol às sirtuínas, uma classe de proteínas diretamente ligadas à questão do anti-envelhecimento e prevenção ao câncer.
Para que serve o resveratrol
Os benefícios do resveratrol são vários, os quais podemos destacar principalmente:
1) Retardar o envelhecimento
Diversos estudos mostram que grupos de pessoas que ingeriram 40mg de resveratrol diariamente, por seis semanas, reduziu consideravelmente o estresse oxidativo (ações dos radicais livres) e inflamações no corpo, sendo capaz de contribuir para a saúde do organismo e também da parte externa do corpo.
2) Melhorar a capacidade cerebral e prevenir Alzheimer
Em estudos com doses elevadas de resveratrol, cerca de 250mg, mostrou-se que o fluxo sanguíneo para o cérebro, com oxigênio e nutrientes, teve um aumento, auxiliando na função cognitiva e no hipocampo (onde guardamos nossas memórias). O resveratrol foi associado também ao combate dos componentes tóxicos do glutamato, que é indicado como vilão no surgimento do Alzheimer.
3) Combate à obesidade e diabetes
Novos estudos sobre o resveratrol mostraram que ele age diretamente sobre adiponectina, hormônio que estimula a oxidação da gordura no corpo. Seu uso também combate à resistência à insulina, que é um dos motivos que leva à obesidade e ao diabetes.
4) Prevenir câncer
Embora os estudos ainda sejam inconclusivos, pesquisadores franceses indicam que o resveratrol conseguiu interromper o desenvolvimento de algumas células tumorais. Ele está associado a induzir à morte as células mutantes do corpo, agindo mais especificamente nos tumores de mama, pele, esôfago e intestino.
5) Baixar o colesterol ruim
Reduzir o LDL (colesterol ruim) não é uma tarefa fácil, a não ser que você use o resveratrol: ele estimula a produção do HDL – colesterol bom – e diminui o LDL produzido pelo fígado, evitando seu depósito nas paredes dos vasos sanguíneos.
6) Faz bem ao coração
Esse é um dos mais populares benefícios do resveratrol. Inclusive, recomendado por médicos: uma taça pequena de vinho diariamente reduz as inflamações, diminui o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos e controla a pressão arterial, reduzindo em 30% os riscos de doenças cardiácas.
Como tomar o resveratrol:
As dosagens mais comuns vão de 50mg por dia a 100mg. Apenas para fins de comparação, 40mg seria o equivalente em resveratrol a mais de 80 copos de vinho (sem os malefícios do álcool, claro). É necessária a avaliação de um profissional da saúde para a adequação às suas necessidades.
Efeitos colaterais do resveratrol:
Não foram encontrados efeitos adversos em seres humanos no uso do resveratrol.
Onde comprar resveratrol:
Clique na opção desejada para abrir a tela e os valores.
Opção 1: Evitamins
Opção 2: iHerb
Atenção: para dosagens corretas e saber se algum tratamento se aplica a você e ao seu organismo, busque sempre um profissional de saúde.