A Diabetes Melittus é uma doença muito comum e o tipo 2 está diretamente relacionada aos hábitos alimentares da população em geral, principalmente na fase de pré-diabetes.
Muito se preocupam com a alimentação de diabéticos, pois é comum tem a ideia na cabeça de que a dieta deve ser muito restritiva. Na verdade, não é bem assim. É importante que a dieta para diabetes seja bastante variada, composta de alimentos naturais e frutas (falaremos mais sobre isso), que colaborem para estabilizar o nível glicêmico do sangue.
Segue então abaixo 6 alimentos para você que está se perguntando se na diabetes pode comer de tudo.
Ressaltamos que todos esses alimentos apresentam baixo índice glicêmico, que se trata da velocidade com que a glicose consegue entrar no organismo.
[lwptoc]
1 – Banana
Sim, quem tem diabetes pode comer banana. A American Diabetes Association e outras importantes organizações consideram a banana uma fruta benéfica e segura para os portadores de diabetes. No entanto, você deverá dividir em 3 porções por semana e não deve comê-las muito maduras – quanto mais maduras, maior o indice glicêmico.
2 – Abacate
O abacate é um alimento ótimo para quem possui a doença da diabetes. Isso se deve porque o abacate possui as chamadas gorduras monoinsaturadas e as poli-insaturadas, ambas gorduras que são benéficas para a saúde.
Uma pesquisa que foi publicada no The American Journal of Clinical Nutrition concluiu após revisar diversos estudos que as gorduras monoinsaturadas são benéficas para a dieta de quem tem diabetes tipo 1 e 2.
3 – Aveia
Esse alimento, que possui baixíssimo índice glicêmico, é rico em fibras solúveis. “Este nutriente ajuda a diminuir a velocidade da absorção da glicose, o que irá evitar os picos de glicose. Além disso, ele também controla a absorção do colesterol”, explica o nutrólogo Roberto Navarro.
4 – Iogurte Natural
Os iogurtes naturais possuem uma série de benefícios para a saúde, como o baixo teor de gorduras. Gorduras em excesso causam e prejudicam problemas cardiovasculares, que são especialmente graves para os portadores de diabetes.
O iogurte é rico em cálcio e há a presença dos lactobacilos que contribuem para a melhora da imunidade.
5 – Leguminosas
As leguminosas são fontes ótimas de proteínas vegetais – como o feijão, a lentilha, o grão de bico e a ervilha. Essas são muito boas alternativas ricas em fibras, que irão ajudar a diminuir a velocidade de absorção da glicose.
E o número 6 pode surpreender muita gente: BATATA DOCE!
Diabetes pode comer Batata Doce?
Sim, a batata doce está entre os alimentos saudáveis, listados no livro Alimentos Regionais Brasileiros, lançado pelo Ministério da Saúde. Essa raiz é rica em carboidratos, fornece quantidades razoáveis de vitaminas A e C e algumas do complexo B. Além disso, ajuda a controlar a diabetes, conforme explica a nutricionista do Hospital Federal Cardoso Fontes, no Rio de Janeiro, Rosanna Caterina.
“Além de ela ser rica nesses nutrientes, ela é uma boa fonte de fibras. Por ela ser rica em fibras, ela também acaba auxiliando no controle das taxas do colesterol, da glicose. Então, é bom também para o controle dos diabéticos, apesar de ser batata doce, é um carboidrato de baixo índice glicêmico, quando a gente consome a batata doce, ela libera, lentamente, o açúcar que ela tem na corrente sanguínea, liberando esse açúcar gradualmente, não estimula muito a insulina.”
530 receitas para diabéticos
Conheça um livro completo com 530 receitas para diabéticos: