A Astaxantina é um carotenóide de ocorrência totalmente natural e de pigmentação vermelho-alaranjada. Normalmente essa substância é encontrada em algas, no camarão, lagosta, caranguejo e salmão. Normalmente ela dá essa coloração a esses seres (que se alimentam de algas ricas em astaxantina). Por exemplo, os flamingos se alimentam desses crustáceos e também adquirem a cor rosada.
Já para os seres humanos, a Astaxantina é um poderosíssimo antioxidante e, diferente de outros antioxidantes como betacaroteno, zeaxantina, selênio, vitamina E, C, e D, a Astaxantina nunca se torna oxidante no organismo. Isso significa que é segura a inserção da substância na rotina alimentar diária. Aliás, mais do que segura, ela é necessária, já que a dieta da maioria das pessoas não é composta por salmão e outros crustáceos com frequência.
Astaxantina – Benefícios:
1. Auxílio à saúde ocular
A Astaxantina demonstra efeitos bastantes positivos em pessoas com histórico de degeneração macular, bem como efeitos protetores em indivíduos com pressão intraocular elevada. A astaxantina é muito procurada por esses importantes benefícios para a visão.
2. Neutralização dos radicais livres
Os radicais livres causam danos oxidativos ao organismo. Uma dieta que conta com antioxidantes como a Astaxantina auxilia a neutralizar esses radicais. Ela é um poderoso antioxidante que se assemelha ao betacaroteno (presente nas cenouras, por exemplo).
Em estudos, foi apontado que tomar 4mg de astaxantina diariamente, por 4 semanas, reduz os níveis sanguíneos de malondialdeído, um conhecido marcador do estresse oxidativo.
3. Atividade anti-inflamatória
As propriedades anti-inflamatórias da astaxantina são capazes de auxiliar na redução do risco de doenças como cataratas, demência e Alzheimer. Ainda fornecem proteção extra para seu cérebro, olhos e sistema nervoso central. Tudo isso acontece pela capacidade que a substância tem de inibir a ativação de macrófagos — célula de defesa do organismo —, suspendendo a secreção de citocinas pró-inflamatórias (responsáveis por acelerar o processo inflamatório para lidar com infecções) e reduzindo a degradação de matriz extracelular e membranas basais.
4. Super proteção do sistema cardiovascular
Algumas pesquisas apresentaram a capacidade da astaxantina na inibição da oxidação da lipoproteína de baixa densidade (LDL), levando os pesquisadores a concluir que ela pode ajudar a proteger contra a aterosclerose (acúmulo de gorduras e colesterol nas paredes das artérias). Outras pesquisas têm mostrado efeitos cardioprotetores, que podem ser atribuídos à sua atividade antioxidante e ação anti-inflamatória, tal como evidenciado por uma redução nos níveis da proteína C-reativa. Vale lembrar que essa proteína está presente no sangue e tem suas concentrações elevadas em quadros de inflamação ou infecção.
Um estudo apontou que três meses de suplementação com a astaxantina mostraram uma diminuição significativa na oxidação dos ácidos graxos e também um aumento da saudável lipoproteína de alta densidade (HDL).
Além disso, os adultos com sobrepeso e obesos apresentaram uma diminuição da peroxidação lipídica — processo referente à degradação oxidativa dos lipídios —, bem como um aumento no nível do antioxidante.
5. Promove efeito antimicrobiano contra a Helicobacter pylori
Estudos sugerem que a astaxantina pode ter efeitos gastroprotetores contra a Helicobacter pylori, bactéria relacionada ao desenvolvimento de úlceras estomacais e câncer de estômago – H. Pylori. A pesquisa levanta a possibilidade de a astaxantina inibir a inflamação e agir como antioxidante.
6. Aumenta a fertilidade
Outra evidência indicada em pesquisas clínicas é a de que a substância pode auxiliar casais que pretendem engravidar. Homens com infertilidade – considerados inférteis por pelo menos 12 meses antes do tratamento – que tomaram 16g de astaxantina por três meses tiveram um aumento nos parâmetros de esperma e fertilidade. O aumento foi de cinco vezes a taxa total de gravidez em comparação com o período no qual eles foram submetidos ao placebo.
7. Equilibrar a testosterona
Ainda, em outros estudos, o uso da astaxantina in vitro demonstrou a capacidade de inibir a enzima 5-alfa-reductase, que converte a testosterona em di-hidrotestosterona (DHT), um hormônio envolvido no aumento da próstata, calvície de padrão masculino e, possivelmente, câncer de próstata.
8. Proteger contra doença renal
Pesquisas com ratos diabéticos mostram que a astaxantina reduz a hipertrofia glomerular (correspondente ao glomérulo, parte do rim na qual ocorre a filtragem do sangue e a formação da urina) e a dilatação tubular. O efeito antioxidante da substância foi demonstrado como protetor das células que rodeiam os vasos sanguíneos nos rins. Essa descoberta sugere que ela pode ajudar a retardar a progressão de doença renal diabética, como a nefropatia diabética.
9. Aprimora o cérebro
Evidências mostradas em estudos sugerem que os efeitos antioxidantes da astaxantina, que é um dos grandes benefícios da astaxantina, podem proteger contra doenças neurodegenerativas. Uma pesquisa feita com animais identificou que a astaxantina impede danos oxidativos induzidos pela beta-amiloide (peptídeo relacionado à doença de Alzheimer) nos glóbulos vermelhos e células dopaminérgicas. Teoricamente, isso pode ajudar a prevenir a progressão da doença de Alzheimer e outras demências.
Também acredita-se que o estresse oxidativo contribui para o desenvolvimento da doença de Parkinson. Pesquisas com animais mostram que a astaxantina reduz as propriedades nocivas induzidas pelo estresse oxidativo dos neurônios dopaminérgicos (relacionados à atuação da dopamina, neurotransmissor que tem, entre suas funções, ativar os circuitos de recompensa do cérebro), sugerindo que ela pode proteger contra a neurodegeneração associada à doença de Parkinson.
Onde Comprar Astaxantina
A Astaxantina pode ser encontrada em sites como o iHerb e sob diferentes marcas. O iHerb é confiável e é um dos maiores sites de suplementos do mundo.