O magnésio é um mineral, também conhecido como “o mestre dos minerais”, essencial para o bom funcionamento do nosso corpo. Sem ele, nosso organismo não teria a capacidade de manter fluidos nos vasos sanguíneos, não realizaria transmissões nervosas, teria extrema dificuldade em manter os rins funcionando e até mesmo não conseguiria mover os músculos.
Em alguns vídeos, o Dr. Lair Ribeiro, cardiologista e nutrólogo, afirma que no Brasil, por não possuirmos vulcões, nosso solo não tem magnésio. Quanto menos vulcões numa localidade, menos magnésio tem. Assim, as verduras, frutas e água no Brasil não tem magnésio. Somos consideramos pela Organização Mundial da Saúde como um país pobre em magnésio, sendo necessário muitas vezes uma suplementação.
Segundo ele, a indústria farmacêutica e médicos não recomendam o magnésio por ser uma substância da natureza, e por isso ele não pode ser patenteado. Assim, não irão obter lucros sobre esse produto.
Dicas de compra (clique no produto para visualizar):
Os tipos de magnésio:
Cloreto de Magnésio P.A.(para análise) : é a forma mais simples e popular do magnésio, em forma de sais. Apesar de não ser tão bem absorvido pelo organismo, é a forma mais barata e é eficaz para quem pretende fazer uso constante.
Magnésio quelado: É o exemplo do magnésio dimalato (magnésio + ácido málico). É melhor absorvido pelo corpo, mas são mais caros.
Sintomas da falta de magnésio no corpo:
Anorexia
Náuseas e vômitos
Fadiga
Fraqueza
Dormência
Formigamento
Contrações musculares e câimbras
Convulsões
Alterações de personalidade
Arritmia
Espasmos coronários.
Os benefícios do cloreto de magnésio
O melhor anti-arrítimico do mundo, acabando com palpitações e taquicardia
Beneficia o estômago aumentando o ácido clorídrico
Analgésico (combate a dor de cabeça)
Vasodilatador, baixa a pressão do sangue
Anti-convulsionante
Bloqueador natural do cálcio no coração
Anti-osteoporose
Dissolve pedras nos rins (formadas por oxalato de cálcio)
Regula o sono (estimula a produção de melatonina)
Relaxa os músculos e melhora a flexibilidade muscular
Melhora a absorção da Vitamina D no organismo
Contraindicações do cloreto de magnésio
Não é recomendado o seu uso em casos de pessoas que esteja sendo medicado com sulfato de sódio poliestireno, digoxina, antibióticos, medicamentos para osteoporose ou doença de Paget, reposição do hormônio tireoidiano ou anfetaminas, incluindo medicamentos para déficit de atenção e hiperatividade.
Como tomar o cloreto de magnésio
De acordo com o Dr. Lair Ribeiro, deve-se dissolver um sachê de 33g de cloreto de magnésio em 1,5 litros de água e tomar 2 copinhos (tipo os de vodka) por dia. Caso não queira fazer todos os dias, podem fazer de 3 em 3 meses, de acordo com informações do Dr. Lair Ribeiro. Caso tenha diarreia, aumente a quantidade de água na mistura para 2 litros ou mais, até achar a concentração que não dê diarreia.
Onde comprar cloreto de magnésio e magnésio dimalato
Geralmente em casas de produtos naturais você encontra esses produtos. Clique na foto dos suplementos para saber onde você pode fazer a compra pela Internet. Obs.: em suplementos importados, o magnésio dimalato tem o nome de “magnesium malate”.
Assista Dr. Lair Ribeiro falando dos benefícios do cloreto de magnésio