Você sabe o que é glutamato monossódico?
O glutamato monossódico, às vezes conhecido como glutamato de sódio (GMS), é muito comum em muitos alimentos. Ele é capaz de aprimorar o sabor de carnes e outros pratos com seu gosto “umami”, e encontrado principalmente em “pratos prontos” congelados no supermercado ou em fast foods.
Os órgãos de saúde, tal como a agência reguladora FDA, dos Estados Unidos, o classificam como um produto seguro, mas o seu uso indiscriminado está relacionado à sintomas como dores de cabeça, taquicardia, dor no peito, dormência, formigamento no rosto, sudorese e asma.
Pesquisas em andamento consideram o glutamato monossódico como uma excito-toxina, capaz de estimular as células ao ponto de danificá-las. O glutamato está diretamente relacionado às células cerebrais, e por isso seus efeitos podem ser muito perigosos.
Assim como ocorre com os adoçantes artificiais, o glutamato monossódico engana o seu cérebro e faz com que você queira cada vez mais deste sabor. O sabor “umami” é considerado um dos melhores entre os alimentos para o paladar humano, muito viciante, e cada vez precisa-se de mais para sentir-se satisfeito. Confirmados os problemas anteriormente relacionados, isso pode causar danos para a sua saúde.
Leia sempre o rótulo dos caldos em pó, molhos prontos, condimentos, ketchup, pizzas congeladas, sopas enlatadas, são produtos que contém glutamato geralmente, e tente consumir o mínimo possível dessa substância.