Você chega na prateleira do supermercado, e começa a escolher qual desodorante comprar: sem cheiro, com cheiro, roll-on, spray, aerosol, invisible, antibacteriano, etc. Uma infinidade de tipos, que custam mais de R$ 12, duram pouco tempo, e todos ainda tem o mesmo problema: cloreto de alumínio, cloridróxido de alumínio, hidroxibrometo de alumínio, que são substâncias químicas que penetram nos dutos sudoríparos e podem trazer diversos malefícios por intoxicação a longo prazo.
Quanto mais “eficiente” o desodorante, maior a concentração de produtos químicos. Há, ainda, o triclosan (para matar as bactérias) e conservantes como propilenoglicol, sorbitol, álcool e parabenos.
Em estudos com mulheres de câncer de mama, percebeu-se a alta concentração de parabenos nos tecidos mamários, podendo ser essa uma das possibilidades para o desenvolvimento desse tipo de câncer. Além disso, essas substâncias podem causar o escurecimento das axilas, manchas na pele, inflamação das glândulas sudoríparas, além de manchar os tecidos das roupas na região das axilas.
Até que alguém descobriu uma forma eficiente e ecológica de acabar com o mau cheiro das axilas, e além de tudo, muito barata: o leite de magnésia, que vende em qualquer farmácia.
Como se forma o mau-cheiro nas axilas?
As glândulas do nosso corpo secretam o suor que tem em sua composição água, cloreto de sódio, alguns ácidos carboxílicos, ureia, sais de ferro, potássio, ácido lático, etc. Essa composição auxilia na regulação da temperatura corporal e também elimina alguns metabólitos. Esse suor, em contato com as bactérias da nossa pele, produzem compostos de cheiro ruim, como ácido butírico, mercaptana, dentre outros.
Por que o leite de magnésia é eficiente?
O leite de magnésia nada mais é do que a substância hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) com água, em uma concentração de aproximadamente 7% em massa. A sua ação originalmente é de agir como antiácido e como laxante. Mas usando-o no corpo de maneira externa, passando-o principalmente nas axilas, ele alcaliniza o local, matando e impedindo a proliferação de bactérias que se desenvolvem em um meio ácido. Há centenas de relatos de pessoas que fazem uso com frequência do leite de magnésia nas axilas e com resultados fantásticos.
Como usar leite de magnésia nas axilas?
Para usar como o leite de magnésia como desodorante, é sugerido colocá-lo dentro da embalagem de algum desodorante rollon (retire a bolinha, jogue fora a química que veio nele, encha com o leite de magnésia o recipiente e coloque de novo a bolinha). Pode também passar com um algodão nas axilas, nos pés e entre os dedos. Outras pessoas utilizam alguma embalagem de desodorante em spray, o que também é muito eficiente. O leite de magnésia como desodorante é capaz de durar mais de 6 meses, e geralmente custa menos de R$ 10. Suas axilas não exalarão mais cheiro por muitas horas. Se você quiser uma fragrância agradável, basta pingar gotinhas de óleo essencial de lavanda e cravo, por exemplo.
ATENÇÃO: algumas pessoas estão questionando se o leite de magnésia deve ser ingerido. NÃO, para usá-lo como desodorante, você deve passar na pele. O leite de magnésia, se ingerido, funcionará como um laxante, não fará efeito na questão do suor.