Extraído da planta prímula (Oenothera biennis), mais comumente encontrada na América do Norte , o óleo de prímula traz diversos benefícios para a saúde, principalmente para a mulher. Seus benefícios são diretamente associados ao combate dos sintomas da TPM (tensão pré-menstrual) e da menopausa.
Para que serve o óleo de prímula
1) Tratar sintomas da TPM
O alívio dos sintomas da TPM e da menopausa (tal como o fogacho noturno) é um dos motivos principais para a suplementação do óleo de prímula, que é capaz de estabelecer o equilíbrio hormonal e tem ações anti-inflamatórias. Apesar dos estudos sobre o assunto ainda serem inconclusivos, muitas mulheres relatam esses benefícios.
2) Aliviar dores da artrite reumatóide
Segundo pesquisadores, uma explicação para os resultados no combate à artrite seria a atuação do GLA (ácido gama-linolênico), que é capaz de se converter em prostaglandinas, responsáveis por combater as inflamações que causam dores e inchaços.
3) Tratar acne
O principal motivo para o aparecimento da acne, sobretudo em adolescentes, é justamente um desequilíbrio hormonal. Os ácidos graxos do óleo de prímula são capazes de manter a produção de hormônios de maneira equilibrada.
4) Manter a pele firmeEstudos com o óleo de prímula demonstraram que o seu uso contribuiu para melhorar a hidratação da pele, a elasticidade da pele e resistência contra rugas. Isso acontece porque o GLA e Ômega 6 presentes no óleo melhorar a função e estrutura da pele.
5) Tratar queda de cabelo das mulheres
Enquanto nos homens o motivo da calvície está geralmente ligada à fatores genéticos e testosterona, as mulheres podem apresentar queda de cabelo por estresse, maus hábitos alimentares, toxinas e também desequilíbrio hormonal. Quando ocorre por conta desse último caso, o óleo de prímula poderá auxiliar no tratamento.
6) Controle da pressão arterial e redução do colesterol
O óleo de prímula também foi associado à inibição da síntese de colesterol, redução de inflamações, fortalecimento das paredes arteriais e atividade anticoagulante, bem como capaz de impedir a aglomeração de plaquetas no vaso sanguíneo.
Como tomar o óleo de prímula:
Efeitos colaterais do óleo de prímula:
O óleo de prímula só está associado a efeitos colaterais no caso de altas dosagens, o que pode acarretar em náuseas, dores de cabeça e dores de estômago. Não é recomendado também usar quem já faz tratamento contra esquizofrenia e mulheres grávidas.