Os benefícios do Óleo de Prímula: saiba para que serve

Extraído da planta prímula (Oenothera biennis), mais comumente encontrada na América do Norte , o óleo de prímula traz diversos benefícios para a saúde, principalmente para a mulher. Seus benefícios são diretamente associados ao combate dos sintomas da TPM (tensão pré-menstrual) e da menopausa.

O óleo de prímula, usado há séculos pelos índios norte-americanos na pele e em ferimentos, é composto por ácidos graxos poli-insaturados, que em estudos recentes apontam benefícios também no controle do apetite.

Para que serve o óleo de prímula

Os benefícios do óleo de prímula são vários, os quais podemos destacar principalmente:

1) Tratar sintomas da TPM

O alívio dos sintomas da TPM e da menopausa (tal como o fogacho noturno) é um dos motivos principais para a suplementação do óleo de prímula, que é capaz de estabelecer o equilíbrio hormonal e tem ações anti-inflamatórias. Apesar dos estudos sobre o assunto ainda serem inconclusivos, muitas mulheres relatam esses benefícios.

2) Aliviar dores da artrite reumatóide

Segundo pesquisadores, uma explicação para os resultados no combate à artrite seria a atuação do GLA (ácido gama-linolênico), que é capaz de se converter em prostaglandinas, responsáveis por combater as inflamações que causam dores e inchaços.

3) Tratar acne

O principal motivo para o aparecimento da acne, sobretudo em adolescentes, é justamente um desequilíbrio hormonal. Os ácidos graxos do óleo de prímula são capazes de manter a produção de hormônios de maneira equilibrada.

4) Manter a pele firmeEstudos com o óleo de prímula demonstraram que o seu uso contribuiu para melhorar a hidratação da pele, a elasticidade da pele e resistência contra rugas. Isso acontece porque o GLA e Ômega 6 presentes no óleo melhorar a função e estrutura da pele.

oleo de primula

5) Tratar queda de cabelo das mulheres

Enquanto nos homens o motivo da calvície está geralmente ligada à fatores genéticos e testosterona, as mulheres podem apresentar queda de cabelo por estresse, maus hábitos alimentares, toxinas e também desequilíbrio hormonal. Quando ocorre por conta desse último caso, o óleo de prímula poderá auxiliar no tratamento.

6) Controle da pressão arterial e redução do colesterol

O óleo de prímula também foi associado à inibição da síntese de colesterol, redução de inflamações, fortalecimento das paredes arteriais e atividade anticoagulante, bem como capaz de impedir a aglomeração de plaquetas no vaso sanguíneo.

 

Como tomar o óleo de prímula:

As dosagens mais comuns vão de 500mg a 3g por dia, dependendo do objetivo. É necessária a avaliação de um profissional da saúde para a adequação às suas necessidades.

Efeitos colaterais do óleo de prímula:

O óleo de prímula só está associado a efeitos colaterais no caso de altas dosagens, o que pode acarretar em náuseas, dores de cabeça e dores de estômago. Não é recomendado também usar quem já faz tratamento contra esquizofrenia e mulheres grávidas.

Onde comprar o óleo de prímula:

Clique na opção desejada para abrir a tela e os valores.
Opção 1: Evitamins
Opção 2: iHerb
Atenção: para dosagens corretas e saber se algum tratamento se aplica a você e ao seu organismo, busque sempre um profissional de saúde.
Esse blog tem caráter apenas informativo. Antes de utilizar qualquer suplemento ou iniciar qualquer tratamento, sempre consulte um profissional de saúde. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.
Tags: , , , , ,
Rolar para cima