Os benefícios do Resveratrol – para que serve?

O resveratrol, também conhecido como o fator-X, é um polifenol encontrado na casca da uva, vinhos, amendoim, mirtilo, cranberries e nas raízes e caule da fallopia japônica.

O resveratrol é produzido naturalmente por frutas e plantas com a finalidade de se proteger de ataques de fungos, bactérias e outros patógenos. Há diversos estudos da Harvard Medical School (Dr. David Sinclair), associando o resveratrol às sirtuínas, uma classe de proteínas diretamente ligadas à questão do anti-envelhecimento e prevenção ao câncer.

Para que serve o resveratrol

Os benefícios do resveratrol são vários, os quais podemos destacar principalmente:

1) Retardar o envelhecimento

Diversos estudos mostram que grupos de pessoas que ingeriram 40mg de resveratrol diariamente, por seis semanas, reduziu consideravelmente o estresse oxidativo (ações dos radicais livres) e inflamações no corpo, sendo capaz de contribuir para a saúde do organismo e também da parte externa do corpo.

2) Melhorar a capacidade cerebral e prevenir Alzheimer

Em estudos com doses elevadas de resveratrol, cerca de 250mg, mostrou-se que o fluxo sanguíneo para o cérebro, com oxigênio e nutrientes, teve um aumento, auxiliando na função cognitiva e no hipocampo (onde guardamos nossas memórias). O resveratrol foi associado também ao combate dos componentes tóxicos do glutamato, que é indicado como vilão no surgimento do Alzheimer.

3) Combate à obesidade e diabetes

Novos estudos sobre o resveratrol mostraram que ele age diretamente sobre adiponectina, hormônio que estimula a oxidação da gordura no corpo. Seu uso também combate à resistência à insulina, que é um dos motivos que leva à obesidade e ao diabetes.

4) Prevenir câncer

Embora os estudos ainda sejam inconclusivos, pesquisadores franceses indicam que o resveratrol conseguiu interromper o desenvolvimento de algumas células tumorais. Ele está associado a induzir à morte as células mutantes do corpo, agindo mais especificamente nos tumores de mama, pele, esôfago e intestino.

5) Baixar o colesterol ruim

Reduzir o LDL (colesterol ruim) não é uma tarefa fácil, a não ser que você use o resveratrol: ele estimula a produção do HDL – colesterol bom – e diminui o LDL produzido pelo fígado, evitando seu depósito nas paredes dos vasos sanguíneos.

6) Faz bem ao coração

Esse é um dos mais populares benefícios do resveratrol. Inclusive, recomendado por médicos: uma taça pequena de vinho diariamente reduz as inflamações, diminui o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos e controla a pressão arterial, reduzindo em 30% os riscos de doenças cardiácas.

resveratrol

Como tomar o resveratrol:

As dosagens mais comuns vão de 50mg por dia a 100mg. Apenas para fins de comparação, 40mg seria o equivalente em resveratrol a mais de 80 copos de vinho (sem os malefícios do álcool, claro). É necessária a avaliação de um profissional da saúde para a adequação às suas necessidades.

Efeitos colaterais do resveratrol:

Não foram encontrados efeitos adversos em seres humanos no uso do resveratrol.

 

Onde comprar resveratrol:

Clique na opção desejada para abrir a tela e os valores.

Opção 1: Evitamins
Opção 2: iHerb

Atenção: para dosagens corretas e saber se algum tratamento se aplica a você e ao seu organismo, busque sempre um profissional de saúde.

Esse blog tem caráter apenas informativo. Antes de utilizar qualquer suplemento ou iniciar qualquer tratamento, sempre consulte um profissional de saúde. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.
Tags: , , , , , ,
Rolar para cima